Viagem ao Fim
[ver]

Fechei os olhos para ver.
– Paul Gauguin

O fim é quase desde o princípio o tema da fotografia. Giorgio Agamben, num pequeno texto luminoso e sombrio, diz-nos que “a fotografia dá-nos o mundo como no dia do juízo final”. Não se referia a imagens que lidassem com qualquer catástrofe mas a uma das primeiras imagens que conhecemos, o célebre daguerreotipo que nos mostra o frenético Boulevard du Temple, em Paris, estranhamente desertificado e onde apenas podemos aperceber uma singular e solitária presença humana, um homem que se faz engraxar os sapatos. E não se referia unicamente a um final escatológico mas, verosimilmente, à definição de um espaço sem correlação temporal e de um tempo sem tempo, apesar da impassível aparência mimética. A fotografia devolve-nos, afinal, o fim como coisa banal e estranha, como revisitação, como repetição e eco de uma realidade que vemos sem conhecer ou que conhecemos sem ver.

“Agora imagino que, durante anos, senão para sempre, vou caminhar.
Só caminhar. Atravessando bosques, desertos, sem um fim.
Sem olhar para trás ou para a frente. Caminhar, somente, até ao fim da terra.”

– Reinhold Messner

Lembrei-me das palavras de Reinhold Messner em The Dark Glow of the Mountains, o filme que Werner Herzog dedicou ao mítico alpinista austríaco, para pensar as imagens de Valter Ventura. Na realidade, não tanto para pensar as imagens mas o processo que lhes deu origem e de certa forma tudo o que está fora delas, fora do campo visual que elas definem, quando, em 2008, viajou para um ponto indefinido, para lá dos Pirenéus, com o único intuito de, no regresso, caminhar até mais não ser possível, até ao limite. As imagens que fez nessa caminhada são os únicos momentos de pausa desse percurso sem destino exacto, no tempo e no espaço, compassado pela eclosão e o ocaso da luz.

Essa viagem ao fim, para citar o título desta exposição, desenhou o mapa do programa de trabalho que Valter Ventura vem demandando na exacta medida em que colocou a questão do limite – das palavras, das imagens, da reflexão, da resistência física, da visibilidade ou da dizibilidade – como horizonte, talvez mais ético do que estético, do exercício artístico, e da repetição como modus operandi.

A repetição, fazer até ao limite, para lá do limite, é uma prática artística recorrente. No trabalho de Valter Ventura, poderíamos entender a repetição como movimento para adiante ou como tarefa existencial, no sentido kirkegariano do termo. Trata-se, percebêmo-lo bem, de perceber a fotografia como o exacto ponto cego, a negação mesmo, a interrupção desse movimento para a frente que é o fluxo da vida. Como uma tarefa que convoca uma estranha percepção do mundo e de nós próprios no seu interior, a vermo-nos ver, aquém ou além do limiar em que se institui a consciência da imagem enquanto lapso ou descoincidência.

Nuno Faria (curador)
para a exposição «Viagem ao Fim»
Câmara Escura - Cooperativa de Comunicação e Cultura
Torres Vedras. 2014

Journey to the End
[see]

I closed my eyes to see.
– Paul Gauguin

The end is the subject of photography almost from the beginning. Giorgio Agamben, in a small light and gloomy text, tells us that “photography gives us the world as on the day of judgment”. He was not referring to images that deal with any catastrophe, but to one of the first images we know, the famous daguerreotype that shows us the frantic Boulevard du Temple, in Paris, strangely deserted and where we can only perceive a singular and solitary human presence, a man that shoes are shined. And he was not only referring to an eschatological ending but, most likely, to the definition of a space without temporal correlation and a time without time, despite the impassive mimetic appearance. After all, photography gives us back the end as a banal and strange thing, as a revisitation, as a repetition and echo of a reality that we see without knowing or that we know without seeing.

“Now I imagine that for years, if not forever, I will walk.
Just walk. Crossing woods, deserts, without an end.
No looking back or forward. Walk only to the end of the earth.”

– Reinhold Messner

I remembered the words of Reinhold Messner in The Dark Glow of the Mountains, the film that Werner Herzog dedicated to the mythical Austrian mountaineer, to think about the images of Valter Ventura. In reality, not so much to think about the images but the process that gave rise to them and, in a way, everything that is outside them, outside the visual field they define, when, in 2008, he traveled to an undefined point, beyond the Pyrenees , with the sole intention of, on the way back, walking as far as it is not possible, to the limit. The images he made on that walk are the only moments of pause on this path without an exact destination, in time and space, paced by the eclosion and sunset of light.

That journey to the end, to quote the title of this exhibition, designed the map of the work program that Valter Ventura has been demanding in the exact measure in which it raised the question of limits – of words, images, reflection, physical resistance, visibility or sayability – as a horizon, perhaps more ethical than aesthetic, of artistic exercise, and repetition as a modus operandi.

Repetition, doing to the limit, beyond the limit, is a recurrent artistic practice. In Valter Ventura's work, we could understand repetition as a forward movement or as an existential task, in the Kirkegarian sense of the term. It is a matter, we understand it well, of perceiving photography as the exact blind spot, the very negation, the interruption of that forward movement that is the flow of life. As a task that summons a strange perception of the world and of ourselves within it, seeing ourselves seen, below or beyond the threshold in which the awareness of the image is instituted as a lapse or discrepancy.

Nuno Faria (curator)
for the exhibition «Journey to the End»
Câmara Escura - Cooperativa de Comunicação e Cultura
Torres Vedras. 2014

Anterior
Anterior

Carpe Diem

Próximo
Próximo

What Remains of What It Was