Tekhnê era a palavra grega para Arte. Ligava a arte à técnica de saber fazer, de entender os limites e possibilidades dos materiais, de transformar as coisas segundo regras de conhecimento acumulado. Criou-se – por necessidades políticas e culturais – uma separação hierárquica entre arte e artesanato: entre quem fazia o quê, com quê, para quê e para quem.

Neste RÉSVÉS voltámos à raiz: 12 artistas que aprendem, tocam, cheiram, fazem, falam, experimentam, entendem e conhecem o trabalho e a prática ancestral de artesãos do concelho de Castro Marim.
Cada um de nós, ao longo de dez dias de residência, foi incorporando ideias nos projectos aqui apresentados, que só são possíveis depois da partilha destes breves contactos: não são obras finalizadas, são parte da experimentação e do processo de quem acabou de se maravilhar.

Amassar, pintar, ripar, fotografar, fiar, colher, rendilhar, empreitar, filmar, coser, imprimir, cardar, desenhar, tecer, atirar, esculpir, expor, ceifar, moldar, montar. Tudo isto faz parte de um mesmo contacto profundo com os materiais: com o que eles são e podem vir a ser para o outro.
Em contacto – sentimos aqui – as delicadas relações entre terra, tempo, esforço e detalhe; os ciclos da matéria-prima, a concentração e repetição necessárias para entrelaçar objectos e pessoas.

Se o artesanato não é arte, então isto não é uma exposição.

Valter Ventura
para a exposição "RésVés - Residência Artística"
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Castro Marim, Algarve, 2019

Tekhnê was the Greek word for Art. It linked art to the technique of knowing how to do it, of understanding the limits and possibilities of materials, of transforming things according to the rules of accumulated knowledge.
Due to political and cultural needs, a hierarchical separation between art and craft was created: between who did what, with what, for what and for whom.

In this RÉSVÉS we went back to the roots: 12 artists who learn, touch, smell, make, speak, experience, understand and know the work and ancestral practice of artisans in the municipality of Castro Marim.
Each of us, over the course of ten days of residency, incorporated ideas into the projects presented here, which are only possible after sharing these brief contacts: they are not finished works, they are part of the experimentation and process of those who just marveled.

Kneading, painting, ripping, photographing, spinning, harvesting, lacing, contracting, filming, sewing, printing, carding, drawing, weaving, throwing, carving, exposing, mowing, molding, assembling. All of this is part of the same deep contact with materials: with what they are and can become for others. In contact – we feel here – the delicate relationships between land, time, effort and detail; the cycles of raw material, the concentration and repetition necessary to intertwine objects and people.

If craft isn't art, then this isn't an exhibition.

Valter Ventura
for the exhibition "RésVés - Artistic Residence"
Faculty of Fine Arts, University of Lisbon
Castro Marim, Algarve, 2019

Anterior
Anterior

Deep Down Above the Sea

Próximo
Próximo

Valter Ventura at Kubikgallery